quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quando Deus chama pelo seu nome...



"Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve."( I Samuel 3:10 )


Samuel, nascido de um milagre, como testemunhou a sua própria mãe, Ana: "Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito."( I Samuel 1:27 ), antes mesmo de seu nascimento, foi entregue por sua mãe para o serviço da casa do senhor. Serviu a Deus mesmo antes de conhecê-Lo no tabernáculo  em Siló (I Samuel 3:7). 
O juiz e sacerdote da sua época era Eli, que julgou a Israel por quarenta anos. Eli foi um bom juiz, porem ele  tinha dois filhos que eram perversos, Hofni e Finéias. Não só eram cruéis e vulgares, como também corrompiam as pessoas de Israel no portão do tabernáculo e praticavam violência contra os sacrifícios que eram oferecidos a Deus. Eli os repreendeu, porém não tomou nenhuma atitude para impedi- los de cometer tais pecados, então o julgamento do Senhor foi determinado contra a casa de Eli.

E é neste contexto que Deus chama Samuel, a primeira mensagem que Deus falou ao jovem, foi um julgamento contra a casa de Eli.
Samuel julgou a israel por toda a sua vida ( I Samuel 7:15 ), Foi o último dos Juízes de Israel, e é considerado, segundo a tradição Judaica, o primeiro dos profetas maiores. Foi o responsável pela unção dos dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi.

Mas o assunto deste texto é:

Quando Deus chama pelo seu nome...
  • Samuel não conhecia a voz de Deus - Talvez você também não conheça.
Por duas vezes Samuel ouviu chamar seu nome, mas ele pensou que fosse a voz de Eli.( I Samuel 3:3 - 10 )

Quantas vezes Deus tem te chamado? 
Quantas vezes Ele já te chamou? 
Eu digo com certeza, que Ele já te chamou. 

Comigo foi assim, Deus me chamava desde a minha infância, mas eu não conhecia a sua voz, e nem sabia como atender ao seu chamado.
Quando Deus me chamou...
Desde minha infância, Deus já me chamava, mas eu não sabia como reagir ao seu chamado, aos nove anos, eu gostava de ler a bíblia, nessa época eu li os quatro evangelhos.
Criado em meio ao catolicismo, meu sonho era ser um padre, estava disposto a viver minha vida servindo a Deus(eu pensava que desta forma serviria à Ele), eu não conhecia a voz que me chamava  por isso pensava que se eu me tornasse um padre eu estaria atendendo este chamado.(depois de algum tempo desisti dessa ideia, quando na escola a professora perguntou para a turma qual profissão queríamos ter quando crescer, quando eu disse que queria ser padre, foi o maior alvoroço, se eu fosse padre não poderia me casar! Graças a Deus eu desisti dessa ideia!).
Eu ouvia o chamado de Deus e tentava de alguma maneira atendê-lo por isso quando participava das aulas de catecismo, eu queria que todos os meus colegas também participassem, cheguei a convencer alguns deles a participarem, eu queria que eles conhecessem a um Deus que nem eu mesmo conhecia.
Na minha adolescência eu comecei a frequentar uma igreja evangélica juntamente com meus pais, recebi Jesus como meu salvador, e passei a entender o chamado de Deus:

Deus nos chama para o arrependimento...

"Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento."
(Lucas 5:32)
    
 "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam"
(Atos 17:30)

Deus, através do seu filho Jesus Cristo chama a todos os homens ao arrependimento de seus pecados, arrependimento esse que deve ser acompanhado de mudança de atitudes, pois: 

Jesus também nos convida a segui-lo...

"E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens."
(Mateus 4:19)

"E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no."
(Mateus 4:22)

Seguir Jesus é experimentar uma mudança, não só de palavras, mas de atitudes e de direção; é confiar naquele que diz:"Vinde após mim"...

Deus está te chamando! e você pode ouvir a sua voz, pare por um momento e escute.
"Pois Fiel é o que te chama o qual também o fará"
( I Tessalonicenses 5:24 )


Autor: Thiago Vieira Machado(Thiaguinho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Publicidade                   Anuncie Aqui

Postagens populares